Lacrimosa - Schattenspiel

"Agora é a hora: o álbum de aniversário sai!


Um ou outro pode se perguntar, por que o LACRIMOSA simplesmente não lança uma 'Compilação Best of '? Muito simples: um "Best Of" é para pessoas que realmente nnão conhecem realmente uma banda e com uma coletânea de hits são forçados a gostar dela. Mas, e quanto aqueles que têm escutado à banda por anos e já possuemtodos os seus CDs? O que eles fariam com um "Best of"?

Para o vigésimo aniversario, nós não quisemos fazer um CD para as pessoas que não ligavam para o Lacrimosa no passado, fizemos um CD para aqueles a quem temos de agradecer por este aniversário: vocês, nosso público! E já que nós fomos questionados por vocês, muitas vezes, se poderíamos, finalmente, lançar as composições que não incluímos nos álbuns regulares, nós agora satisfazemos os seus desejos e apresentamos 16 inéditas e 2 novas faixas em 'Schattenspiel!

Mas, alguns podem perguntar agora, o que deveríamos fazer com sobras de canções?No LACRIMOSA não há sociedade de classes entre as músicas, porque nosso objetivo não é escrever hits, nosso objetivo é expressar os sentimentos e os sentimentos são relativos. Se nós não lançamos uma música em sua época, havia sempre uma razão para isso. Um exemplo: em "Schattenspiel" (= jogo de sombras), há composições que foram tão importantes para o desenvolvimento do Lacrimosa como pilares de sustentação na casa da nossa arte e nós não podíamos simplesmente retirá-las de nossa construção naqueles dias. No decorrer dos anos nós seguimos construindo e aquelas partes da casa são auto-suficientes hoje em dia. Hoje podemos arrancar os pilares sem que nada desmorone!Assim, cada título em "Schattenspiel 'tem sua própria história e no encarte do CD eu escrevo sobre todas essas histórias e explico a importância para o LACRIMOSA de cada título.
Com isso em mente nós lhe desejamos momentos emocionantes e tocantes com a música que nos últimos 20 anos nós temos tocado na sombra!" 

Tilo Wolff

Fonte: site oficial
Tradução minha


Na contagem regressiva para o show do The Cranberries aqui em Brasília, o momento #amusicaescolheapessoa do meu fim de semana se deu com Lacrimosa.

Conheci a banda em 2005... estava na minha "fase gothic metal" e me surpreendi com o quanto o Lacrimosa era diferente de tudo aquilo. Como o próprio Tilo Wolff afirmou, em entrevista ao site Whiplash em 2004, "O Lacrimosa é a inspiração de sentimentos, sem ter vínculo com estilos musicais. De fato a imagem e fotos podem sugerir que somos góticos, mas nem sempre exploramos esse estilo a fundo. É algo mais profundo. Mas não me importo com isso."


Hoje em dia não ouço mais quase nada no estilo. As poucas bandas que ainda se mantém no meu playlist são After Forever (que acabou em 2009 - e que eu, felizmente, pude conferir ao vivo três anos antes), Within Temptation e Nightwish (que vai ser sempre minha preferida forever and ever)...

Já Lacrimosa não é o tipo de banda que eu ouço sempre. É uma música tão carregada de sentimento... eu não consigo ouvir se não posso prestar atenção em cada detalhe e, consequentemente, pôr minhas emoções pra fora...


Nessa última semana, então, "lembrei" que eu tinha o Sehnsucht (2009) no meu trabalho e que o tinha ouvido não mais que duas vezes. Depois de reavivar minha memória, fiquei me perguntando o poruqê disso, o álbum é simplesmente maravilhoso. Lembrei também do lançamento do Schattenspiel e resolvi, nesse final de semana, conferir esse último trabalho...

O álbum, duplo, traz 18 faixas dispostas em ordem cronológica, o que ajuda a perceber as diferenças entre o Lacrimosa de 1990 e o de 2010. As duas músicas novas são “Sellador” e “Ohne Dich Ist Alles Nichts” nas quais eu confesso já estar viciada. Disponilizo abaixo vídeos em que se pode conferir o áudio das mesmas... além da versão de Schakal não lançada na época e que está presente no novo álbum; vale a pena conferir... além de ser um dos principais clássicos da banda, é uma das minhas músicas preferidas, na vida. (L)




2 Responses
  1. Pete Sudray Says:

    Link publicado na Área: http://areadorocknroll.blogspot.com/2010/10/lacrimosa-schattenspiel.html

    Continue enviando suas publicações para a Área O blog parceiro que enviar mais links será escolhido o parceiro top do mês.


  2. metal spirit Says:

    Lacrimosa está a preparar um novo album. Nome e pormenores do novo album em http://metalspirit666.blogspot.pt/